Vis Moot

21/08/2018 10:00

Time UFSC no X Pre-Moot Curitiba 2018

O Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot é, atualmente, a maior competição de tribunais arbitrais internacionais para estudantes de direito do mundo. Organizado anualmente desde 1994 na cidade de Viena, o Vis Moot oportuniza que estudantes de direito simulem o papel de advogados de empresas durante uma arbitragem comercial internacional, realizada inteiramente em inglês.

A competição sempre envolve uma disputa decorrente de um contrato de compra e venda de mercadorias entre empresas advindas de países distintos, ambos signatários da “Convenção das Nações Unidas para Contratos de Compra e Venda Internacional de Mercadorias” (CISG). O objetivo da competição é oportunizar que estudantes se aproximem da prática do direito comercial internacional, além de terem contato com estudantes das mais diversas culturas jurídicas.

Time UFSC no Pre-Moot CAM-CCBC&TozziniFreire em São Paulo

Os pré-moots, por sua vez, consistem em etapas preparatórias do campeonato, antecedendo as fases orais oficiais em Viena. Os principais pré-moots, a nível nacional, são organizados pelo CAM-CCBC em São Paulo e pela Universidade Positivo em Curitiba, e a nível internacional, destaca-se o Pré-Moot de Hamburgo, também organizado pelo CAM-CCBC, no qual grande parte das equipes brasileiras se fazem presentes.

Na edição de 2018, o GEArb UFSC organizou pela primeira vez um time para participar do Vis Moot, tomando uma posição vanguardista no estado de Santa Catarina no que concerne aos estudos sobre arbitragem comercial internacional e à participação na competição. Mesmo em sua primeira experiência, o time UFSC alcançou a 116ª colocação, dentre as 362 equipes participantes. Dentre tais equipe estão incluídas Universidades de destaque nacional e internacional como USP, Harvard, Sorbonne e Cambridge. Tal posição é prova do potencial dos alunos da UFSC para obter destaque em próximas edições.